A depressão não impõe às pessoas sentimentos muito diferentes dos que já sentimos alguma vez, mas impõe um conjunto de sentimentos em uma intensidade que a maioria das pessoas nunca sentiu antes. Como ajudar alguém em algo que desconheço? O que se pode fazer quando alguém próximo estiver com esses sentimentos (sintomas)?
Na maioria das vezes, a compreensão é o único remédio que podemos dar a quem está com depressão, mas acredite, faz toda a diferença durante todo o processo de tratamento.
E, em que momento esse remédio deve ser dado e, qual a dose?
Quando a tristeza incomodar, poder contar com compreensão e uma palavra amiga, não se sentindo obrigado a ficar “bem” no tempo que o outro espera, é confortador.
Quando o dia não for bom, poder contar com um olhar carinhoso e compreensivo, dizendo que amanhã você pode tentar de novo, é encorajador.
Quando a fome não vem, poder contar com alguém que, gentilmente e com muita paciência, não desiste de incentivar você a comer pelo menos o mínimo necessário, é ter a certeza que você tem muito valor.
Por outro lado, quando as angústias são amenizadas pelo excesso de comida ou guloseimas, poder contar com a compreensão dessa fragilidade sem ser rotulado pelo seu corpo ou comportamento, é se sentir humano.
Quando não é possível cumprir todas as tarefas diárias (as vezes nenhuma), devido a falta de concentração e lentidão, poder contar com um sorriso de “tudo bem, podemos fazer amanhã”, é se sentir apoiado.
Quando as vezes o fácil parece tão difícil de fazer, poder contar com a atenção e compreensão de alguém, faz com que seja possível seguir em frente sem mais uma culpa.
Quando a fadiga e a falta de energia impedem de sonhar ou lutar pelos sonhos, poder contar com um abraço, é se sentir acolhido.
Quando a hipersonia (sono excessivo) não permitir o acordar na hora “certa”, não ser julgado como preguiçoso pode poupar o acúmulo de mais uma culpa.
Quando se acorda desanimado e sem coragem até para abrir os olhos, mesmo com um dia lindo lá fora, poder contar com compreensão e não ser cobrado, é se sentir respeitado.
Quando a vida não está sendo como planejado ou conforme gostaria que fosse, poder contar com a compreensão e alegria, de quem passa a confiança de que amanhã haverá uma nova oportunidade para conquistar os objetivos, é se sentir esperançoso.
Quando o vazio bater, poder contar com a compreensão e a presença de alguém, é se sentir amado.
Quando o desespero bater por não conseguir achar uma solução, poder contar com palavras que dizem para continuar pois tudo irá passar, é se sentir com fé.
E quando tudo isso passar, é da compreensão das pessoas que vai se lembrar. E se a compreensão foi tanta, pode ter certeza que a dose foi completa, porque foi amor ao próximo.
Por Silvio Oliveira
Me identifiquei muito, mas venci muitas batalhas…