Nestes tempos difíceis de pandemia, eu tenho sido bastante questionado de como as pessoas podem combater o cansaço mental, e ainda, como identificar sinais e sintomas neste processo.
Mesmo com alguma experiência sobre este tema decidi recorrer a internet, visto que as informações são vastas sobre tudo o que se procura. Mas para minha curiosidade achei bastante informações, mas muito menos do que eu imaginava.
Decidi então fazer este apanhado abaixo e dispor as coisas importantes para quem realmente esteja precisando, bem como para entendimento de outros.
O cansaço mental, também chamado as vezes de estafa mental, acontece quando o nosso cérebro fica sobrecarregado devido ao excesso de informações que captamos durante todo dia, seja no trabalho ou por estímulos e notícias que chegam através de todos os meios de comunicação, mas vem fortemente das redes sociais, por exemplo.
Assim, acontece uma desregulação do nosso sistema nervoso e aumento da concentração no sangue de um hormônio relacionado ao estresse, o tão conhecido cortisol e sempre resultar num cansaço mental.
Este cansaço mental pode ser notado por meio de alguns sinais e sintomas que o nosso corpo demonstra, como por exemplo a dor pelo corpo todo, pelo desânimo, pela diminuição da produtividade, por uma dificuldade em se concentrar e claro, uma preocupação excessiva. Assim que começar a surgir algum tipo de sinal ou algum sintoma que indique estafa, é muito importante fazer um descanso ou fazer alguma atividade que estimule a sensação de bem-estar, como a prática de alguma atividade física que ao final normalmente dizemos: nossa, que canseira gostosa.
A relação abaixo nos mostra sinais e sintomas de que podemos estar com cansaço mental, pois pode indicar que o nosso corpo se encontra sobrecarregado e que precisamos descansar.
Os principais sinais e sintomas indicativos de cansaço mental são:
- Falta de concentração;
- Cansaço excessivo;
- Falta de energia;
- Dores pelo corpo;
- Angústia;
- Desânimo;
- Dificuldades de memorização;
- Alterações de humor;
- Diminuição da libido;
- Perda de apetite;
- Dificuldade para dormir e insônia;
- Dificuldades em realizar tarefas do dia a dia;
- Desinteresse por atividades que antes eram consideradas prazerosas;
- Diminuição da motivação e da produtividade.
Entenda que assim que surgirem sinais de estafa mental, respeite os mesmos e procure descansar, caso contrário pode estar sobrecarregando ainda mais seu cérebro e podendo resultar ainda um quadro de enxaqueca e até mesmo depressão.
O cansaço mental pode surgir em consequência de qualquer situação que mantenha o nosso cérebro sempre ativo. Uma rotina puxada, preocupações em excesso e um nível de cobrança elevada, tanto pessoal quanto profissional, são constantes causas de estafa mental, sem falar ainda, na frequente diversidade de estímulos vindos das redes sociais ou de outros meios de informação. Por isso é relevante férias quando temos um período de trabalho excessivo.
É possível ainda que nossas alterações psicológicas como depressão, ansiedade ou angústia também possam resultar em cansaço mental.
A seguir então segue algumas dicas para combater o cansaço mental:
- Relaxar antes de dormir e se possível, durma 8 horas por dia;
- Tirar férias;
- Beber bastante água durante o dia;
- Evitar levar trabalho para casa;
- Divertir-se com os amigos e a família;
- Receber uma massagem;
- Fazer exercício físico regular e caminhadas;
- Tomar um banho quente ou um chá quente;
- Procurar ajuda de um terapeuta
Também é muito importante ter uma alimentação equilibrada e saudável, rica verduras, legumes e frutas. Bons alimentos, como banana, abacate, amendoim e mel que possuem propriedades que ajudam a combater o cansaço e a melhorar a disposição, aliviando os sintomas.
Também é extremamente útil tomar 1 litro de chá verde por dia, comer peixe 3 vezes por semana, pedacinhos de chocolates meio amargo, salada de tomate com semente de girassol, uma colher de levedura de cerveja no suco de laranja, couve-flor, brócolis, guará em pó, etc.
Mas acima de tudo procurar um médico e/ou uma nutricionista, também só ajudam.
Cuide-se.
Por Edson Cavichioli