Através de um apanhado de coisas importantes sobre a Inteligência Emocional que encontrei pesquisando na internet, busquei colher os dados mais relevantes e que ajudam a entender melhor os benefícios para a carreira profissional e pessoal, ao desenvolver a Inteligência Emocional.
A Inteligência Emocional é a capacidade de administrar nossas emoções para alcançar alguns de nossos objetivos. A partir daí é possível entender porque as pessoas devem saber lidar com seus medos, inseguranças e insatisfações, em prol do êxito em qualquer das suas atividades. Ao adquirirmos esta competência, percebemos que o papel dela é cada vez mais diferenciar as pessoas e profissionais, ela permite desenvolver um ambiente harmonioso e, ao mesmo tempo, nos tornamos mais produtivos em ideias e resultados.
Se consideramos o mundo corporativo, o desenvolvimento da Inteligência Emocional pode ser uma grande evolução e uma grande aliada, pois no mercado conhecemos a máxima de que os profissionais são contratados por seus conhecimentos técnicos, mas acabam sendo demitidos por problemas de comportamento.
A falta de sensibilidade ao se relacionar com os outros, não sabendo lidar com as situações de desconforto, sempre vão prejudicar a nossa imagem e o nosso desempenho. E é nesta situação, que o desenvolvimento da Inteligência Emocional pode ser nosso grande aliado.
Mas existem diversos benefícios da Inteligência Emocional que impactam diretamente no ambiente, principalmente do trabalho, quando temos esta competência. Estamos falando de um ambiente harmonioso, por exemplo, mais produtivo em ideias e resultados, de resultados efetivos de equipe e da empresa, aponta para um crescimento em sua rede de relacionamentos e com este aprendizado, será maior e de uma maneira mais fácil. O profissional que se encontra balanceado, consegue ver as coisas de cima, de um outro ângulo e ainda pode se tornar um visionário ao saber negociar, saber desenvolver intuição aguçada e uma escuta mais uniforme para com nossos líderes e nossos pares.
Caso a nossa Inteligência Emocional não seja trabalhada de acordo, nós corremos o risco de não aplicar uma melhor solução, pois como sabemos, nossas emoções podem influenciar nos nossos raciocínios e isso acarretaria perdas pessoais e para as corporações, incluindo grandes prejuízos financeiros.
Nós seres humanos, por nossa natureza temos predisposição para realizar ações em cima de nossas emoções, e, a Inteligência Emocional prepara para sermos pessoas prudentes, intuitivas e racionais. Ela faz parte de um equilíbrio, e diante de nossas ações, nos permite sermos sensatos e buscarmos melhores soluções. O desenvolvimento de uma Inteligência Emocional equilibrada, se torna a nossa sabedoria em tomadas de quaisquer decisões, e teremos tranquilidade e discernimento para buscar as melhores estratégias. Desnecessário dizer para as empresas que, ao investirem na capacitação desta competência, é necessário abranger todas as camadas da organização e valorizar profissionais que geram resultados.
Os 5 pilares da inteligência emocional
1 – Conhecer as próprias emoções. Quando você sente raiva, será que essa é a sua verdadeira resposta ou ela pode estar camuflando um sentimento de frustração?
2 – Controlar as emoções….
3 – Automotivação….
4 – Empatia….
5 – Sociabilidade.
Perceba se você reconhece os quatro sinais de que tem inteligência emocional
1 – Refletir sobre as suas reações. Saber a diferença entre uma reação positiva e uma negativa, em decorrência de circunstâncias, pode ser um sinal de inteligência emocional;
2 – Visualizar situações como desafios;
3 – Capacidade de modificar as emoções;
4 – Se colocar na situação do outro.
7 passos para ser mais forte emocionalmente
1 – A autoconsciência 20 minutos de reflexão pessoal por dia;
2 – Aceite as emoções negativas;
3 – Entenda que os obstáculos não são muros, são desafios;
4 – Ao invés da atenção alheia, exija respeito;
5 – Lembre-se: a mudança faz parte da vida;
6 – Aprender a agradecer;
7 – O melhor dia para conquistar seus sonhos é hoje
11 Coisas que as pessoas mentalmente fortes fazem e dizem
01 – Manter o controle
02 – Aceitar as mudanças
03 – Não desistir ao primeiro fracasso
04 – Ficar felizes pelo sucesso alheio
05 – Seguir em frente
06 – Pensar nos riscos e consequências
07 – Controle as suas emoções
08 – Aceitar as responsabilidades pelas coisas que fizeram no passado
09 – Não sentir medo de estarem sozinhas
10 – Investir suas energias no presente
11 – Não tentar agradar todo mundo
Obviamente que para estes conceitos acima, existe textos e mais textos explicando o significado de cada um, para a internet é nossa aliada. Mas eu quis apenas fazer este alerta no sentido de que as pessoas conheçam o conceito geral da Inteligência Emocional, e quem interessar, pode perceber se enquadra ou não nesta competência, bem como fomentar o interesse daqueles que buscam sempre melhorar como ser humano.
Por Edson Cavichioli