No nosso mundo atual muitas coisas acontecem ao mesmo tempo, além disso, muitas vezes ainda somos pegos de surpresa. O maior exemplo atual é esta pandemia que assola o mundo de uma maneira devastadora. O surpreendente número total de infectados no mudo, a tristeza das tantas mortes, mas ainda temos um pouco de alegria em saber a enorme quantidade de pessoas salvas nesta avalanche, mas realmente as perdas nos assustam.

Diante desta e de tantas outras coisas, quem nunca se sentiu ansioso ou constrangido em determinadas situações, e neste momento, deixo de lado todos estes grandes fatos, mas atentar às as coisas do nosso dia a dia, como por exemplo, sentimentos mais simples de falar em público ou cometer uma gafe em um lugar cheio de gente?

Pois bem, esses sentimentos que chamamos de normais, contudo, aflige algumas pessoas que experimentam sensações com intensidade superior à esta real situação, ou mesmo sem um motivo consistente, causando prejuízos em diversas áreas da vida.

A estes fatos denominamos de Fobia Social.

Com base em argumentos irracionais um indivíduo pode ter reações fisiológicas como tremores de diferentes graus de intensidade, baseados no medo de críticas ou mesmo de que o mesmo possa se sentir humilhado ou extremamente envergonhado, ou seja, fobia social.

Markway (1999) cita que “a fobia é um distúrbio caracterizado por um medo persistente de críticas ou de rejeição pelos outros”.

Em suma, é o medo que o indivíduo tem da desaprovação pelos outros.

São diversas as situações em que esse medo pode ocorrer, como falar em público, animar uma plateia, fazer exames, comer em restaurantes, escrever em público, usar banheiros públicos, sair com alguém do sexo oposto, etc., e os sintomas experimentados diante destas situações podem ser corporaiscognitivos e comportamentais.

Sintomas Corporais

Os sintomas corporais podem incluir apenas uma ou uma combinação dos seguintes sintomas: aceleração dos batimentos cardíacos, palpitações, tremores, respiração curta, suor, rubor, desconforto abdominal e tonturas.

Sintomas Cognitivos

Ao ter a experiência dos sintomas cognitivos, a pessoa provavelmente poderá ter pensamentos  frequentes e automáticos irracionais sobre como deveria ser em situações sociais. Veja alguns exemplos: pareço fora de lugar, pareço estúpido, não me encaixo, estou estragando tudo.

Sintomas Comportamentais

Já o sintoma comportamental será provavelmente a fuga. Algumas pessoas irão evitar totalmente a situação, outras entrarão, mas sairão logo após. Há também aquelas que, ao se distraírem ou se dissociarem, deixando a mente divagar ou sonhando acordadas também estarão, de certa forma, fugindo.

Por Edson Cavichioli – com apoio do blog.psicologiaviva.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

RSS
Follow by Email
Instagram