Algumas coisas boas caem no nosso colo sem que busquemos, parece mesmo que o Universo nos manda alguns recados. E ao ler o texto, senti que deveria colocar em nosso site, pois além de corriqueiro, tem um fundo de verdade inimaginável, pois conhecendo um pouco dos comportamentos das pessoas, fica evidente que bem poucas pessoas, andam dentro destes passos. É estranho falar desta forma né? Mas é esse mesmo o recado para as pessoas, afinal são coisas tão simples e tão necessárias e pergunto:
Porque nos é tão difícil fazer o fácil? Este fácil que salva, que ajuda, que evita tanta doença. E aí está minha deixa, com a rotina diária cada vez mais corrida, a desculpa da falta de tempo passa sempre a atividade física para segundo plano. O stress do dia a dia nos leva a cada vez mais buscar saídas rápidas e erradas, no que se relaciona a alimentação, com isso, alimentos gordurosos e escolhas cada vez menos saudáveis acabam se incorporando no nosso dia a dia e isso nos leva a também há uma enormidade de doenças psíquicas, frutos talvez, talvez não, de nossos atos onde o nosso inconsciente luta para manter o nosso equilíbrio, mas não conseguimos compreender, entender tudo isso, visto que a nosso Ego, a nossa razão não compreende os sinais enviados.
Ter vida saudável se torna um dos maiores desafios da vida moderna. Doenças decorrentes desta falta de rotina, acabam se tornando cada vez mais frequentes, e viver bem se tornou uma necessidade vital.
Prestem bastante atenção no óbvio destes 9 passos que o Hospital Viver preparou para nos ajudar, e acredite que este fácil, que apesar de difícil, pode sim ser possível, e indispensável melhorar a nossa qualidade de vida. Que tal começarmos hoje?
“1. Dormir bem
Assim como se alimentar e praticar exercícios são essenciais para uma vida saudável, dormir não é diferente. O sono é o momento de repouso do organismo, em que o cérebro se livra de resíduos para poder revigorar suas energias. E a privação dele contribui para o aumento do nível de stress, falta de memória, de atenção e de concentração. São necessárias de 6 a 8 horas de sono ao dia para que, a pessoa ao acordar, esteja descansada e recobre a energia para mais um dia.
2. Beber água
Aproximadamente dois terços do nosso corpo são compostos por água. Ela transporta os nutrientes, o oxigênio e auxilia na produção de energia. Consumir água faz uma enorme diferença no nosso organismo, especialmente às pessoas que abusam do sódio na alimentação. Lembrando que equilíbrio fundamental e tudo que é em excesso faz mal, inclusive a água. Portanto a média de consumo ideal para uma pessoa saudável fica entre 1,5 a 2 litros de água por dia.
3. Praticar exercícios físicos
A atividade física regular não ajuda somente a manter corpo saudável e bonito esteticamente, mas é fundamental na prevenção de várias patologias. De nada adianta uma alimentação regrada, se o corpo permanece parado. Hoje em dia, existem diversos tipos de exercícios físicos, são muitas opções, é só escolher o que mais agradar!
4. Dedicar tempo para fazer o que gosta
Fazer amigos, sair, rir, namorar, ter relações sexuais, são coisas que fazem bem. Liberam a ocitocina, que reduz a tensão arterial e o stress. Ela é a chave para a felicidade das pessoas, está diretamente relacionada à criação de laços sociais.
5. Ter uma dieta equilibrada
Grande parte dos nossos problemas de saúde estão diretamente ligados à nossa má alimentação. Para que você viva mais e com qualidade, é fundamental uma alimentação equilibrada. A consulta a uma nutricionista sempre é o melhor caminho. Ela pode avaliar seu organismo com precisão, e montar um plano exatamente de acordo com seus objetivos, incluindo na sua rotina, uma boa alimentação e atividade física. Portanto se você não pode consultar uma nutricionista agora, opte por coisas mais saudáveis na sua rotina, como evitar produtos industrializados, frituras, farinhas refinadas, beber bastante líquidos (água e chás). Dê sempre preferências a alimentos frescos e pratos coloridos, eles são fundamentais para repor as vitaminas que tanto perdemos e precisamos.
6. Fazer exames periódicos
A saúde é consequência das nossas escolhas e dos nossos hábitos de vida. O acompanhamento preventivo da saúde ainda é a melhor opção para quem busca um envelhecimento com qualidade e a longevidade. Lembrando que após os 40 anos de idade, é fundamental que se realize um check-up clínico e cardiológico anual, o que pode prevenir e tratar muitas patologias assintomáticas ou com leves sintomas, que muitas vezes são ignorados no nosso dia a dia.
7. Manter o peso
Aproximadamente um terço da população se encontra no sobrepeso. Esse fato os insere em um grupo de alto risco, seja na sua qualidade de vida, seja no prazo final dela. A preocupação com o peso corporal saudável reduz o risco de problemas sérios de saúde, aumenta sua autoestima e melhora o seu emocional. Não opte por uma determinada dieta, escolha um estilo de vida permanente para você. A consulta com um médico ou um nutricionista pode ser o ponta pé inicial para essa mudança que você procura. Ser saudável é apenas uma opção!
8. Trabalhar com o que gosta
A possibilidade de unir o prazer de fazer o que gosta ao trabalho diário pode proporcionar muita felicidade e muito dinheiro. O dinheiro é somente uma consequência de um trabalho bem feito. Trabalhar com satisfação proporciona alegria, qualidade de vida e longevidade.
9. Se conscientizar dos motivos pelos quais você quer ter um estilo de vida saudável
Entender por quê você busca uma mudança é fundamental para definir, traçar os seus objetivos e saber aonde você deseja chegar. As vezes é difícil, mas é fundamental saber exatamente aquilo que se pretende mudar. Trace seus objetivos de forma específica e positiva, de modo que seu sucesso só dependa de você mesmo.
Mudanças nunca são fáceis, mas com certeza, se tornam com o passar do tempo, extremamente necessárias.
Por Edson Cavichioli