Você tem medo ? Você está com medo com tudo o que está acontecendo no mundo ? Como você lida com seu medo ?
O medo é um sentimento humano, portanto, todos sentimos medos, porém à medida que nos conscientizamos deste sentimento que há em nós e aprendemos a lidar com ele, tudo fica melhor, a vida flui e tudo se encaixa.
Existe em nós como forma de evoluirmos, o desejo de superar medos e enfrentar desafios da melhor forma que conseguimos, cada um leva seu próprio tempo de fazer tudo isso acontecer, entendo que uma das formas de saber quem somos é mergulhar no seu próprio universo interno e descobrir potencialidades e franquezas e acolher tudo isso em nós.
Existem vários parâmetros na sociedade humana que nos ajuda a criar uma identidade e dizer quem nós somos, geralmente quando alguém nos pergunta quem você é, uma das formas mais comuns de respondermos é de acordo com a nossa profissão, origem da nossa família, raramente olhamos para dentro e dizemos o que sentimos e como agimos. Muitas vezes porque desconhecemos ou porque é pesado demais assumir para nós mesmos nossas imperfeições.
Falando especialmente do medo, muitas vezes, ou na maioria das vezes, eles são construídos na infância em função da imperfeição dos nossos pais, que fizeram o melhor que podiam, provavelmente acertaram mais do que erraram, mas não estou falando deste medo original, falos dos medos que nós alimentamos todos os dias.
É este medo que nos paralisa no caminho da nossa evolução intelectual, moral, emocional e até mesmo espiritual.
Geralmente quando estamos diante das nossas problemáticas temos duas características básicas de fuga, ou a gente se justifica ou a gente se culpa diante de algo.
Se pararmos para pensar, todos nós temos algo de bom a oferecer, temos dons e talentos próprios, mas sempre cometemos um grande erro quando nos comparamos com os outros e nos inferiorizamos achando que o que temos não é suficiente. É muito comum nós olharmos o dom do outro e não reconhecer o que temos de bom em nós.
Este sentimento de menos valia e de comparação provoca em nós uma certa destruição da nossa autoestima, e isso acontece pelo simples fato de que nós nos comparamos com pessoas muito melhores do que nós, pelo menos aparentemente.
O medo nos afasta da nossa própria missão de vida, ele nos paralisa de realizarmos projetos e sonhos que somos capazes de realizar, mas ao nos compararmos trans essa formamos esta certeza em dúvida e então paralisamos. Deixamos de criar, de agir, de inovar.
Muitas vezes o medo está sempre relacionado à necessidade de obter a aprovação dos outros, de agradar os outros e quando agimos assim, na maioria das vezes desagradamos a nós mesmos. O medo nos dá uma sensação de vergonha, a vergonha nos dá uma sensação de impossibilidade nos convencendo que nós não somos capazes e essa percepção é trabalhosa de ser superada, exige de nós autoconhecimento e muita coragem para enfrentar e desconstruir tantas crenças que nos afastam de nós mesmos.
Temos um grande desafio se não quisermos viver aprisionados a esta sensação ruim que o medo nos traz, supera-lo, enfrenta-lo, com todas as forças que temos e aos poucos cumprirmos com a nossa verdadeira missão a qual viemos… ser feliz e livres. Entender e acolher este sentimento tão humano e necessário para o nosso desenvolvimento. Experimente se libertar, você merece ser você mesmo !
Por Adriana Lobo