Quando você convive com a depressão, normalmente sentirá perda de interesse na vida cotidiana por um determinado período de tempo, mas convenhamos que uma coisa é lidar com seus sintomas em casa e outra bem diferente é lidar com os sintomas no local de trabalho, pois a depressão pode ser incompatível com um trabalho que exige foco e atenção plena por 8 ou mais horas por dia, 5 à 6 dias por semana, continuamente.
Quando você está com depressão, é bem difícil ser um colaborador produtivo no trabalho. É mais provável que você perca boa parte da produtividade no trabalho mesmo que seja um trabalho burocrático de escritório, por exemplo, por estar desmotivado ou simplesmente não conseguir se concentrar.
A depressão não é algo que simplesmente desaparece do nada e também não é algo que simplesmente aparece do nada, mas você precisará de tempo e dos tratamentos certos para voltar à se concentrar e ser produtivo e feliz no trabalho.
O valor da medicação e da psicoterapia
A depressão pode ser tratada com medicamentos prescritos por um médico e por uma psicoterapia. Pode levar algumas tentativas para encontrar a medicação e dosagem adequada para você, de acordo com seus sintomas. Mas quando você começar a se sentir melhor, encontrará um trabalho muito mais agradável. Um estudo (1) descobriu que pessoas que tomaram medicação por oito semanas perderam menos dias úteis, tornaram-se mais produtivas e tiveram um desempenho melhor do que aquelas que permaneceram sem tratamento.
Você no foco da sua vida
Sua carreira é certamente muito importante, mas nenhum projeto, prazo ou reunião deveria ter mais importância do que sua saúde física e mental, pois se estiver se sentindo desmotivado, você não pode fazer nada a não ser torcer para a hora passar e a tarefa à ser executada acaba por não ser feita ou acaba sendo feita em tempo muito maior, o que chamará a atenção de seus superiores, colocando seu emprego em sério risco. Um dos sentimentos mais comuns ligados à depressão no trabalho é a sensação de ser fraco por estar com depressão. Isso leva as pessoas com esta condição à esconder da empresa e dos colegas o que está acontecendo com você. Mas procure reservar um dia ou dois de folga se isso for possível para pensar a respeito e ponderar suas escolhas, seus limites e o que tem procrastinado, em outras palavras você é um bem muito maior para você mesmo e seu empregador se estiver com energia renovada e uma perspectiva de vida mais positiva.
Estabelecendo seus limites, realisticamente
Vivemos em um mundo onde a paciência é uma virtude em extinção, então todo mudo lhe diz “é pra ontem”. Todo mundo quer tudo imediatamente agora – ou melhor, já era pra estar feito.
Tentar atingir as expectativas utópicas de outras pessoas ou a sua mesma só o levará para o caminho contrário do sucesso mental. Seja muito claro com seu empregador, chefe e colegas de trabalho sobre o que você pode ou não pode realizar. É importantíssimo que você conheça seus limites e os informe! Se eles não derem a você espaço para respirar, envolva o RH ou considere mudar para outra empresa mais flexível e compreensiva. O dinheiro e/ou comodismo da localização privilegiada não lhe ajudarão quando você estiver lidando com a depressão.
Um plano de ação em mãos
Crie um tipo de plano de ação para ser usado nos momentos em que ocorrerem sintomas de depressão. Se você não conseguir se concentrar durante os episódios depressivos, tente dividir grandes projetos em tarefas menores e mais gerenciáveis. Depois, vá fazendo uma pausa depois de concluir cada um. Além disso, na medida do possível, reserve alguns dias de férias para usar nos momentos em que você não estiver se sentindo bem o suficiente no trabalho. Se for uma opção, veja se você pode fazer home office nestas ocasiões.
Se o seu trabalho se tornar insuportável, encontre um espaço seguro no local de trabalho, onde você possa desaparecer por alguns minutos para respirar fundo ou sair na hora do almoço. Você também pode pedir ajuda a um colega de trabalho em qualquer situação que não possa lidar sozinho.
A escuta amiga no trabalho
A depressão pode ser um segredo que você compartilha apenas com amigos e familiares mais próximos, mas ter um aliado no trabalho que entenda o que você está passando, pode realmente ser uma ajuda útil.
Se você se sente à vontade para revelar sua condição a seu chefe, o médico do trabalho, alguém do RH ou a um colega de trabalho, terá pelo menos uma pessoa que poderá ajudá-lo em situações difíceis. Além disso, eles podem oferecer um ouvido compreensivo quando você precisar desabafar.
Medicação e psicoterapia são apenas duas partes de uma estratégia séria de tratamento de depressão. Adicionalmente, procure incorporar essas práticas à sua rotina do dia a dia:
Sono adequado. O mundo parece muito mais sombrio quando você está exausto, cansado e deprimido. Vá para a cama a uma hora razoável e tente dormir pelo menos 7 a 9 horas todas as noites, incluindo nos finais de semana.
Exercício. Caminhar, nadar, malhar, correr ou andar de bike libera substâncias químicas que são boas para a mente, chamadas endorfinas. Exercitar-se pode ajudar a superar o estresse, melhorar o humor e acalmar a ansiedade.
Dieta saudável. Nos dias em que você se sente deprimido, deseja muito os alimentos que intensificam seu humor, como por exemplo: Biscoitos, rosquinhas, doces, batatas fritas, sorvetes, etc. e todos eles têm um sabor espetacular, mas têm um efeito tipo montanha-russa de açúcar no sangue. Assim que o açúcar cair no sangue, você se sentirá mais ansioso e irritado ainda, por isso prefira alimentos com queima mais lenta, como frutas e legumes e biscoitos integrais com queijo light para manter o açúcar no sangue mais baixo e o humor estável.
Controlar o estresse. Todo prazo iminente gera pressão crescente no trabalho e parecem ser amplificados quando você está deprimido. Tire um tempo todos os dias para relaxar das tensões do dia no trabalho. Quando estiver sobrecarregado, respire profundamente, ou levante-se da sua mesa e faça uma caminhada de 5 minutos. Fazer isso pode liberar um pouco da pressão que você sente. Quando tiver tempo em casa, pratique técnicas de relaxamento como ioga e meditação.
A depressão pode dificultar até mesmo as coisas mais simples da vida. Portanto, também pode afetar o desempenho e a qualidade do seu trabalho. Mas não caia na tentação de se automedicar ou postergar o seu tratamento. Procure sempre orientação profissional.
Se você usar do artifício de se esforçar até o ponto de exaustão completa durante os dias de semana no trabalho e deixar para relaxar nos finais de semana, pode ajudar de início, mas é bom ficar bem atento aos sintomas pois pode começar a não ser mais suficiente apenas os finais de semana e a ansiedade no domingo vai lhe dar uma boa dica do que está acontecendo com você. Além disso, o Burnout pode lhe surpreender antes da depressão. Lembre-se: Você é o seu “ativo” mais precioso!
REFERÊNCIAS:
1-) https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1098301510000410
Por Gláucio Parazzi