De acordo com tantos esclarecimentos já vistos e estudados, a Auto-estima tem a definição, entre tantas, como sendo a liberdade de agirmos segundo nossas próprias decisões, se desprendo sempre e progressivamente dos condicionamentos sociais, instintivos ou culturais que introjetamos desde criança. Enfim, fazermos as nossas próprias escolhas sempre em conformidade com a nossa própria identidade.
Por hora, neste texto, consagro às doenças ligadas à falta de Auto-estima com o propósito de sensibilizar o leitor, no sentido de perceber quais podem ser os obstáculos que atrapalham a nossa melhor Auto-estima, onde o objetivo é perceber sempre, o sinal amarelo.
Estas doenças tiveram ou tem a função de adaptar as pessoas às expectativas e exigência ao meio onde se vive, então, as chamamos individualmente de Falso Ego.
As crianças aprendem rapidamente a corresponder às expectativas dos seus primeiros educadores e agradá-los para serem aceitos. O Falso Ego nos capacita ter diferentes personas (Máscaras) para podermos ser reconhecidos e aceitos para com nossa comunidade imediata. Às vezes, obedecemos todos regulamentos e leis de grupos, mesmo que tenha que negociar em um certo tempo, nossas tendências.
É muito claro que quando criança, alguns problemas de percurso acontecem, por exemplo quando nossos primeiros educadores assumiram comportamentos incoerentes ou contraditórios.
Como proteção vamos criando uma série de Falsos Ego e todos eles são derivados de nossa ineficácia durante os primeiros esforços de adaptação onde as vezes, são causados pelos comportamentos frustrantes e contraditórios de nossas mães. Assim, estas personas não sadias criadas por nós, está muito longe de ser benéfica.
Criamos também a conhecida persona-armadura e dificilmente ousaremos exprimir nossos verdadeiros sentimentos e emoções.
Veja na sequência uma série destes Falsos Egos e que, com certeza nos percebemos em boa parte deles: – O Narcisista, O Perfeccionista, O Obsessivo por Auto-estima, O Orgulhoso, A Auto-estima Artificial, O Sedutor, O Obcecado pelo Trabalho, O incapaz, O Envergonhado, O Culpado Obsessivo, O Ansioso, O Angustiado, O Dependente e O Independente.
Se buscar o significado de cada uma delas, tenho certeza que temos muita coisa para trabalhar internamente e se tornar uma pessoa melhor.
Por Edson Cavichioli