Alegria e tristeza são sentimentos que fazem parte da vida psíquica normal de qualquer ser humano. A tristeza é a resposta humana às situações de perda, derrota, desapontamento e outras adversidades, ou seja, é normal sentir-se triste após uma situação desagradável, a perda de um ente querido, desajustes financeiros, ou mesmo quando não realizamos sonhos desejados. Deixa de ser normal, no entanto, quando essa tristeza se prolonga por muito tempo e junto com ela vem outros sintomas como: baixa autoestima, falta de apetite, alterações do sono, sensação de fadiga, desejo recorrente de morrer, a todos esses sintomas juntos e muitos outros que eu poderia relatar, chamamos de Depressão.
Diante desta situação de depressão que afeta milhões de seres humanos da mesma forma, cristãos e não-cristãos perguntamos – onde está Deus ?
Deus nos deu o dom da vida, para que fossemos felizes e vivêssemos cada dia como muito entusiasmo, alegria e sobretudo fé. Precisamos encontrar as razões da nossa existência.
Quando levamos uma vida sem objetivo, sem razão de ser, tudo fica vazio e sem graça, abrindo espaço para que a depressão se instale.
Podemos dizer que a depressão é a desistência de usar a energia da “raiva”, seja para lutar, seja para construir algo para si ou para o mundo. Ela também é somatória de vários pensamentos negativos e inúteis que sobrecarregam o sistema nervoso.
Se lembrarmos que a depressão é fruto da raiva e da frustração que se instalam em nossos corações quando não entendemos os por quês das perdas, das doenças, das mortes, dos desamores, das traições e das angústias. Cabe a nós encontrarmos forças para superá-la.
É neste momento que muitas pessoas recuperam a saúde física e psíquica através da fé, o tratamento médico e terapêutico se faz necessário, mas ter fé e vivê-la intensamente é fundamental para o processo de auto-cura.
Quando aprendermos a orar e a sentir a fé em nossos corações, não precisaremos mais de remédio algum, pois nosso corpo físico começará a se regenerar e fabricar tudo o que precisamos para sermos saudáveis e felizes.
A boa notícia é que existe uma saída para essa dor que é compreender e aceitar os reais motivos que o levaram a sentir-se assim – deprimido. É necessário aprendermos a “transformar” os nossos sentimentos, ou seja, transformar a raiva em força de vontade, a tristeza em bom humor, a solidão em momentos reflexivos para estar com Deus e as perdas em aceitação de que nada acontece por acaso e que Deus tem sempre um propósito para tudo.
Somente Deus, como divino médico de nossas almas, oferece-nos alívio para todas as doenças, para o nosso cansaço e desespero, é Ele que nos receita o AMOR e a FÉ para enfrentarmos a vida com otimismo e sabedoria.
Que estas palavras possam ter sido úteis para a sua vida e para o seu coração.
Por Adriana Lobo