Vamos entender um pouquinho mais, de como essa técnica funciona

A Ludoterapia é uma técnica psicoterapêutica de abordagem infantil que se baseia no fato de que brincar é um meio natural de auto-expressão da criança.

A exteriorização dos sentimentos da criança através dessa técnica e de um ambiente que lhe é comum permite a indução de comportamentos que vão sendo assimilados inconscientemente, tornando esse tipo de terapia o modo menos invasivo e mais confiável de tratamento

Durante as sessões de ludoterapia é dada a oportunidade da criança libertar os seus sentimentos e problemas através da brincadeira. É igual a terapia dos adultos, onde ele resolve os problemas através da fala. Só que na ludoterapia a criança tem o brinquedo e a brincadeira para exprimir os seus sentimentos.

A origem da ludoterapia se deu com o surgimento da clínica psicanalítica infantil através das descobertas da psicanalista austríaca Melanie Klein, que criou a “técnica do brincar”. O uso da técnica do brincar tinha fins de obter material para a interpretação e elaboração de conflitos psíquicos. Com o desenvolvimento da clínica psicanalítica infantil.

Os jogos e brincadeiras permitem que a criança libere a tensão, frustração, insegurança e até mesmo a agressividade, medo e a confusão, tudo isso sem que a criança se dê conta que tem todos esses sentimentos guardados.

Ludoterapia é uma técnica muito utilizada na clínica infantil por psicólogos. É usada no tratamento de transtornos ou problemas de comportamento. Baseia-se na utilização de recursos lúdicos como jogos, brinquedos e nas brincadeiras de faz-de-conta. A ludoterapia propicia a criança autista um momento de imaginação.

A ludoterapia possibilita a construção das representações psicológicas. Os objetos para a criança tem um sentido muito especial. Vygotsky, um psicólogo russo, descreve em seus estudos que durante o brincar, a criança substituí os objetos por outros que lhe dão mais sentido. A produção de sentido permite que a criança se organize enquanto ser social. O brincar da criança propicia a construção subjetiva dos signos e dos significados, dos eventos e das relações humanas.

São várias as contribuições do lúdico para a aprendizagem, as atividades lúdicas possibilitam fomentar a “resiliência”, pois permitem a formação do autoconceito positivo. O brinquedo e o jogo são produtos de cultura e seus usos permitem a inserção da criança na sociedade. O brinquedo ajuda a criança no seu desenvolvimento físico, afetivo, intelectual e social, pois, através das atividades lúdicas, a criança forma conceitos relaciona ideias, estabelece relações lógicas, desenvolve a expressão oral e corporal, reforça habilidades sociais, reduz a agressividade, integra-se na sociedade e constrói seu próprio conhecimento. O jogo simbólico permite à criança vivenciar do mundo adulto e isto possibilita a mediação entre o real e o imaginário.

Por Adriana Lobo

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